segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Vestibular.

To meio relapsa com meu tão recente blogue, mas fazer o que, sábado agora tem multidisciplinar, só explicando é um simulado que todas as séries do meu colégio fazem, ao estilo prova de vestibular valendo nota na media. Na oitava série não me fazia diferença, mas agora em meados pro final do segundo ano começa e me preocupar meu desempenho.
Não tem relação com minha nota do período, qual eu me garanto, mas com essa palavra tão temida pra 99% dos jovens na minha faixa etária: Vestibular. Ta, vamos partir da premissa que conhecimento geral é fundamental, mas o vestibular em si é algo inútil. Tom por exemplo uma pessoa que quer fazer medicina como eu, qual seria a minha necessidade em saber o trabalho da força normal no instante S?Ou uma futura advogada dirá aos seus clientes que (a+b)³ tem 4 termos e que ela sabe te dizer todos pelo binômio de Newton ?!E não só exatas que se encaixam nesse conhecimento inadequado, para não dizer inútil, por que eu quero ver o dia que um engenheiro vai utilizar o largo conhecimento dele sobre a Rússia czarista em sua labuta.
Não quero dizer que nada disso não seja conveniente de ser aprendido, pelo contrario, no entanto, não como forma de cobrança na hora do ingresso - ou não numa faculdade que ditara a sua carreira futura.
Se fizermos faculdade para estudarmos a fundo o que julgamos mais coincidente com nosso interesse deveríamos ser julgados justamente pelas matérias de nosso interesse oras!
E para piorar a competição selvagem por uma vaga há também as cotas essa historia, mas que eu não vou dedicar muitas linhas senão pra dizer que eu as julgo como cumulo do absurdo das tapas buracos que nosso governo tem proposto, afinal, uma negra que teve as minhas mesmas condições de estudo tem direito a cotas e eu não, quer dizer que por que ela é negra ela é Burra?Isso sim é reforçar o preconceito, e ainda que contra cotas, eu seria a favor de cotas para colégios públicos, ai, ainda que a falta seja do estado, faria um mínimo de senso na razão delas de ser, mas enquanto foram para negros, os negros que me perdoem, mas vocês estão sendo subjugados e aceitando calados. Afinal só é preconceito quando não se tira vantagem?

Nenhum comentário: