terça-feira, 9 de outubro de 2007

Confidencias.



Em primeiro lugar não as confunda com as confissões. Um confidente seu DEFINITIVAMENTE não é, ou pelo menos não deveria, ser um padre. E o curioso é que todo mundo tem um confidente, seja ele (ou ela) uma pessoa ou um gatinho de pelúcia, acho que é uma necessidade, compartilhar segredos. Não necessariamente segredos, mas compartilhar nossa vida.
Não tenho um confidente, mas sim vários, e não é por ter uma rede vasta de amigos por que ela vem decaindo cada vez mais pela falta de tempo e quebra das relações primarias, mas a sociologia fica para outra vez, talvez semana que vem; mas por que cada amigo tem uma afinidade com um tipo de confissão. Curiosamente aquele pra quem eu conto minhas coisas mais "ocultas" não é aquele que escuta minhas juras de amor, que não é aquele que escuta sobre a minha família, não que todos meus melhores amigos não estejam aptos, a saber, tudo, e eu recorro a eles se for preciso, mas tem dias que você só quer um amigo pra te ouvir e não dizer nada e no outro um pra te dar uma porrada e dizer sai dessa "mulé"!O caso é que os amigos não são melhores ou piores pra lidar com as situaçoes, mas tem reações diferentes, e dependendo do meu estado psicológico eu preciso de cada uma dessas reações.
Por que tem horas que cair na porrada significa mais do que um abraço do que um eu te amo.São seus confidentes que vão estar ali pra todos os momentos, eles não são confessionários que só escutam , eles opinam e é isso que dá seu valor.
Mas o maior valor de um confidente é a sua palavra, o seu sigilo, de que adianta a pessoa com a melhor palavra de conforto que não sabe guardar segredo?É acho que eu andei meio em falta com isso, mas por confiar em outras pessoas, é levei uma porrada moral pra aprender que o segredo deixa de ser segredo mesmo se contado pra outra "pessoa de confiança".Lição recebida , lição assimilada, errar uma vez é humano , duas burrice , então depende de mim me manter de agora em diante na condição de humana.
Não dizendo que isso justifique, de forma alguma, mas acho que eu sou confidente de mais gente do que eu posso, já viu isso? Sobrecarregada de segredos. Acho que a maioria das pessoas não sabe bem o que é isso, ser para raio do seu ciclo social & em casa. Ta que falando assim parece um inferno astral que de fato não é, mas sobrecarga gera falha de produção. Fato.
Fazer o que, eu já não vivo mais sem ajudar eles. Acho que nem sei mais como não fazer isso, então seguindo a linha clichê do texto, o que não tem remédio, remediado está, e tenho dito.

Um comentário:

O Escorpião disse...

Demorou eu chegar em seu ultimo post da pagina pra me dar conta que no primeiro eu perguntei se era jornalista ou se fazia letras.
Depois ficou nitido que era vestibulando em um post do meio. E só agora no ultimo da pagina liguei as coisas. rs
Lerdo demais, deve ser a noite pessima e porque são sete e pouco da manha pra combinar.

E então...
Sobre amigos confidentes. Concordo no que disse, mas tambem acredito naqueles amigos tudo. De reações inesperadas.

E a pane em para-raios são mais comuns do que se pode imaginar.

by Escorpiao