sábado, 4 de abril de 2009

A classe média.

Nunca na história desse país tivemos tantas pessoas saindo da linha da pobreza e ascendo para a classe média, e não sou eu quem diz isso, mas sim é um fato a classe média teve um crescimento horizontal surpreendente. Palmas pro governo!
Não vou dizer que odeio o governo e que a culpa de todos os males que afligem a humanidade é deles, acho essa uma visão medíocre; contudo quanto à questão em pauta a negligencia tem sido em boa parte deste.
Para a população carente programas sociais, assistência medica, bolsa família, educação pública; para a população abastada liberação de crédito por que afinal A crise está ai; e para a população intermediaria?
Bom, a nós resta o medo de sair nas ruas, a falta de segurança publica, pagar nossos impostos regularmente e com parcimônia pra vermos nossas crianças em colégios particulares, termos um plano de saúde e pagar a um flanelinha – muitas vezes legalizado ! – para cuidar de nossos carros em vias publicas quanto a isso não tem conversa, é ato falho do estado; mas a alienação dos jovens não, a condescencia dos pais com essa alienação não, a falta de perspectivas e ambição também não.
É assustador o numero de indivíduos acomodados na classe média, talvez por sua grande discrepância interna. Se você não é pobre nem rico você está na classe média, mas acredite ha uma diferença absurda entre ser quase pobre e ser quase rico.
Mas não vou ficar nessa descrença, éramos um país ruim, estamos sendo um país médio, sem grandes chances de virarmos um país bom a meu ver, mas é Brasil, a gente dá um jeitinho, e na pior das hipóteses acaba em pizza, copa do mundo, olimpíadas ou qualquer coisa que nos faça ignorar a nossa condição real.

Nenhum comentário: